Skip to content

Até 2012 o Brasil terá 98 milhões de PC's em domicílios

Graças ao aumento da renda da população brasileira, assim como a diminuição dos preços dos computadores em geral, o país deve aumentar de 85 milhões para 98 milhões de computadores em casa em 2012.

 

Quatro entre nove brasileiros já tem um computador em casa ou no trabalho. Ate o inicio do ano que vem, será um computador para cada dois habitantes. O motivo e simples: o computador esta cada vez mais barato – paga-se menos de R$ 1 mil por uma versão não muito sofisticada – e o pagamento e a perder de vista. E o que revela a 22a- Pesquisa do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getulio Vargas, que retrata anualmente o mercado de TI.
Fernando Meirelles, o coordenador do estudo, disse que “esse aumento obedece a três fatores: a queda no custo dos equipamentos a cada ano; o aumento do poder aquisitivo da população e o crescimento da percepção das pessoas sobre a utilidade do computador.”


O Brasil hoje conta com 44 computadores para cada cem habitantes. O que faz com que a penetração desse tipo de tecnologia seja apenas de 44%. Já nos Estados Unidos, este índice é bem diferente. São 106 computadores para cada cem habitantes, mas que 100% – só não sei se isso é bom ou ruim, mas na media mundial estamos na frente, 36% da população mundial tem um computador.

O professor da FGV disse ainda que o interesse por TVs e telefones ainda e maior. Para cada computador, o brasileiro tem duas tevês e três telefones.

– Temos muito chão pela frente, mas o cenário e bem melhor do que 10 anos atrás. O interesse pelo computador ainda e menor do que nos EUA, mas a expectativa e de crescimento das vendas. Tudo vai depender de a economia continuar crescendo e a renda do brasileiro aumentando – afirmou.

 

Com informações do Techguru