Cálculo Exato

Apagão no Nordeste deixa 8 estados às escuras

Praticamente todo a Região Nordeste do País ficou às escuras entre as 23h30 (03/02) e 0h25 (horário local), 0h30 e 1h25 (horário de Brasília) após um problema em linhas de transmissão locais ainda não identificado. O apagão atingiu pelo menos oito estados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.
Segundo Dilton da Conti Oliveira, presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), não se sabe ainda o que gerou o desligamento destas linhas de transmissão. “O mais importante agora é que a causa do problema não está impedindo o restabelecimento da energia. Acredito que nas próximas horas tudo esteja normalizado. Moro aqui no bairro de Piedade, local afastado em Recife, e a luz já voltou”, afirmou Conti.
O presidente da Chesf disse ainda que não tem os números exatos do que foi afetado pelo apagão. “Houve uma falha no sistema e ainda não conseguimos identificar a causa. As usinas de Xingó, Sobradinho e Itaparica já voltaram a funcionar e, consequentemente, as subestações de diversos estados”, acrescentou.
Conti informou que com o religamento das usinas, as empresas alimentadoras da concessionárias responsáveis pela distribuição de energia podem cumprir seu papel e assim possibilitar o retorno da eletricidade nos estados do Nordeste. “Todo o pessoal da Chesf foi acionado. Passando essa fase de restabelecimento, vamos então ver a causa da ocorrência”, disse o presidente da Chesf.

Exame

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *