Skip to content

TIM derruba ligações de propósito

Um relatório da Anatel entregue ao Ministério Público do Paraná traz acusações pesadas contra a TIM. A operadora é acusada de enganar os assinantes dos seus planos de telefonia celular Infinity. Em vez de cobrar por minutos de ligação, a TIM cobra, nesses planos, uma tarifa única por chamada. Mas, segundo a promotoria paranaense, a operadora derruba as ligações de propósito para que os usuários tenham de ligar novamente.

A promotoria pede a suspensão das vendas da TIM no estado até que a operadora cumpra as metas de qualidade estipuladas pela Anatel. Pede, também, que a TIM seja condenada a indenizar os consumidores de plano Infinity pelos prejuízos que sofreram desde 2009, com a devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente.

Segundo a Anatel, o índice de ligações interrompidas é quatro vezes maior entre os usuários do plano Infinity em comparação com outros planos da TIM.

A Anatel aponta, ainda, que a TIM cobra indevidamente ligações não completadas. Nesse caso, o usuário que não conseguiu ligar recebe, logo depois, um torpedo dizendo: “chame agora que já estou disponível”. Essa ligação não deveria ser cobrada.

A ação judicial, assinada pelos promotores Maximiliano Ribeiro Deliberador e Michele Rocio Maia Zardo, ainda acusa a TIM de ter fornecido informações falsas à Anatel em diversas ocasiões. Os índices de falhas apurados pela agência seriam maiores que aqueles informados pela própria operadora. Além disso, a Anatel diz ter constatado que a operadora orienta seus funcionários a enganar os fiscais da agência em suas lojas.

A TIM foi a operadora mais afetada na recente proibição de vendas de novos planos imposta pela Anatel. A agência governamental proibiu TIM, Claro e Oi de vender seus chips em vários estados. Das grandes, só a Vivo escapou. A situação rendeu muitas piadas na internet.  As vendas foram novamente autorizadas na semana passada.

Exame