A arte da gentileza: Pratique-a dia-a-dia


Quantas vezes já nos pegamos reclamando da violência, falta de educação, intolerância e mau-humor dos outros, da rispidez nas relações cotidianas? Muitas, principalmente quem vive no ritmo acelerado das grandes cidades. Mas às vezes é importante questionarmos se estamos sendo tão diferentes assim. Todo dia é dia de ser gentil, mas neste sábado a gente tem um motivo ainda mais especial para fazer o bem. Anota aí na agenda: no dia 13 de novembro comemora-se o Dia Mundial da Gentileza. Você sabia? Tudo surgiu de um encontro na cidade de Tóquio, no Japão, em 1996. Desta pequena conferência foi fundado o World Kindness Movement (WKM), organização que incentiva, no mundo, ações de construção de uma vida mais amável. Em novembro de 1998, na I Conferência Mundial do Movimento, foi decidida a data para o World Kindness Day (Dia Mundial da Gentileza).

O antídoto contra isso está ao alcance de todos nós. Basta praticarmos a gentileza no dia a dia, de forma a fortalecer essa corrente do bem, comprometer-nos não apenas com o nosso próprio bem estar, mas com o de quem cruza nosso caminho, ajudar a estabelecer relações mais saudáveis e melhorar um pouquinho o mundo em que vivemos. É simples assim, com cada um fazendo a sua parte, independente de ações grandiosas ou que tenham um resultado palpável a curto prazo. Existem coisas que não podemos medir concretamente, mas que tocam o coração e são capazes de provocar profundas transformações à medida em que vão sendo disseminadas.

Pequenos gestos de educação, como dizer ‘por favor’, ‘bom dia’, ‘me desculpe’, ‘obrigado’ são sempre muito bem-vindos e capazes de fazer uma grande diferença. Mas ser gentil pode ser ainda mais que isso, quando procuramos nos conectar realmente com um estado de espírito afetuoso e viver de acordo com ele. Ou seja,

Sorrir, ser amável, uma palavra de conforto, cumprimentar aqueles que nos prestam serviços diariamente, segurar a porta do elevador para que a outra pessoa entre, retribuir um favor, oferecer ajuda sem esperar receber nada em troca, são exemplos simples e fáceis de ser aplicados e contribuem para que o ambiente em que vivemos se torne mais harmonioso.

Além disso, como vibrações positivas geram mais vibrações positivas, graças à lei de ação e reação, quanto mais oferecemos o nosso melhor, mais recebemos de volta. Gentileza gera gentileza, sempre. Experimente entrar nesta nova sintonia, perceba uma nova qualidade de energia vibrando ao seu redor e as mudanças que ela pode proporcionar!

 

Bolsa de Mulher

6 Comments

Leave a Reply

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos Leia mais .